sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pirogravura – Ana Lee

A pirogravura é uma arte milenar que consiste em gravar sobre superfícies utilizando uma ferramenta incandescente, o pirógrafo. Temos como exemplo da antiguidade dessa arte uma peça peruana de 700 a.C. Com o passar do tempo a humanidade foi evoluindo sua maneira de gravar seus desenhos e escritos com fogo e calor. Já tivemos pirógrafos de benzina e carvão. Atualmente dispomos do pirógrafo elétrico.

Definições a parte, vamos conhecer um pouco desta artista que fazendo de madeira, ar e fogo consegue nos encantar com o resultado final.

Ana Lee começou a fazer desenhos com lápis ainda adolescente, tudo não passava da arte de brincar e de se divertir (...), passou a pintar em tela, com a pintura em tela começou a se profissionalizar, mas ao conhecer o pirógrafo ela simplesmente se encantou.

O primeiro contato de Ana Lee com esta forma de arte foi quando um amigo levou para ela o pirógrafo da escola em que ele dava aula para que ela pudesse gravar os nomes dos melhores alunos na madeira, afinal de contas ela sempre teve uma letra maravilhosa.

Deus abençoe este amigo de Ana Lee, devemos a ele a honra de hoje podermos nos encantar com as belas artes feitas pela a artista.

Com os primeiros trabalhos de pirogravuras, Ana Lee recebeu muitos, mas muitos elogios. Digamos que estes elogios eram parte do combustível que a incentivava a se aperfeiçoar sempre mais. Após três anos adquirindo experiência com a arte de fazer desenhos queimando a madeira, ela chega ao profissionalismo e reconhecimento.  Em 2006,teve o seu trabalho CURUMIM selecionado em um concurso de artes realizado pela FIC/OBOÉ.
CURUMIM


Ana Lee tem prazer em reproduzir expressões humanas, digamos que o minimalismo lhe agrada, a essência de sua arte a “Felicidade no Simples”.
Está obra reproduz uma cozinha do sertão.


O que começou como diversão não deixou de ser diversão, apenas virou um diversão reconhecida por todos, pois a artista já tem peças até na Suécia.

Vejamos algumas peças produzidas/concebidas por Ana Lee (Lembrando que estas e outras peças você encontra no Mistura Cenários):





Confira estas e outras peças no Mistura Cenários.

Blog de Ana Lee: http://artesanalee.blogspot.com

Nenhum comentário: