domingo, 8 de maio de 2011

Eliane Lobo casada com a cultura popular!

Desde cedo Eliane Lobo teve contato com a cultura popular (terreiros, os bois do reisados, maracatu...) através deste contato ela se apaixonou pelas cores, brilhos e alegria.

Com um olhar de quem ama, Eliane quis reproduzir em telas toda essa alegria. Não com o objetivo de resgatar a cultura, pois para ela a cultura não precisa ser resgatada, afinal de contas ela está aí, só nos basta vivenciá-la.

A artista autodidata afirma que a cada pincelada, a cada tela pintada ela descobre novas misturas, novas nuances, na verdade vai se encontrando com a arte.

Quando perguntada se ela tem compromisso de retratar em suas telas apenas a cultura de sua região (nordeste) ela afirma que não, pois ela é aberta a todas as expressões.

Eliane começou reproduzindo paisagens, mas, segundo ela, não foi uma boa experiência, pois não gostou do trabalho que desenvolveu. Foi então que decidiu retratar e reproduzir o que ela sempre gostou, a cultura popular. Ao realizar alguns trabalhos de pesquisa na instituição em que trabalha, foi quando ela mergulhou literalmente nas artes plásticas.

Quando questionei sobre a sua fonte de inspiração, ela afirmou que é inesgotável, porque ela retrata o que ela vive. Quando pinta uma tela é como se ela estivesse presente naquele ambiente, naquela festa ... Observando as suas telas podemos perceber que o movimenta que há nelas nós vemos que ela não pinta com uma visão de espectadora, mas sim de participante.

Há uma identificação do publico com a sua arte, pois muitos se recordam do tempo da infância quando participavam ou simplesmente viam os festejos juninos, maracatu...

Eliane deixa bem claro que é uma defensora da cultura popular quando afirmou que há uma desvirtuação das festas juninas, quando todos se juntavam para festejar a boa colheita do milho, era uma festa de contemplação, todos com trajes simples, as mulheres com seus vestidos de chita, mas hoje você fica em dúvida quando observa uma quadrilha nos dias de hoje, pois você fica sem saber se é uma dança portuguesa ou polca. Por isso ela tenta reproduzir em suas telas o mais próximo possível do original que são vilas simples, capelas, vestidos de chita e geralmente no ambiente noturno quando geralmente as festas acontecem para destacar a beleza do colorido.

“Fico feliz em ter minha arte exposta nesta mistura de cenários, culturas, cores e encantos que só se encontra no Mistura Cenários.” Eliane Lobo

Admire um pouco da arte naif de Eliane Lobo que é casada com a cultura nordestina.






Um pouco da cultura popular nordestina:







Não deixe de passar no Mistura Cenários para conferir as belas telas de Eliane Lobo.

Nenhum comentário: