domingo, 1 de maio de 2011

Um pouco sobre Maria Bethânia

Bethânia começou a freqüentar as rodas artísticas acompanhando seu irmão Caetano Veloso, depois de mudar-se de Santo Amaro da Purificação para Salvador em 1960. 

Em 1963 cantou na peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues e pouco depois conheceria Gal, Tom Zé e Gil, com quem montaria o espetáculo “Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova”. Em uma das apresentações, de passagem por Salvador, Nara Leão ouviu Bethânia cantando e assim surgiu o convite para substituí-la no antológico espetáculo “Opinião”, com Zé Ketti e João do Vale. 

Em 1965, gravou seu primeiro LP com sambas de Noel Rosa e músicas do irmão, àquela altura já considerado um compositor em ascenção. Em 1976 participou do supergrupo “Doces Bárbaros”, ao lado de Gil, Gal e Caetano. Dois anos mais, tornaria-se a primeira cantora brasileira a vender mais de 1 milhão de cópias, com o disco “Álibi”, onde emplacou sucessos como “Explode Coração”, “Negue” e “Sonho Meu”. Seguiu fazendo álbuns intimistas de relativo sucesso, sempre com extremo apreço à seleção do repertório. 

Em 1994, veio "As canções que você fez pra mim" um estrondoso sucesso só com canções românticas de Roberto e Erasmo Carlos. Em 2002 foi contratada pela gravadora Biscoito Fino e gravou o duplo “Maricotinha - Ao Vivo”, com quase 50 canções.

Nenhum comentário: